O que é o Área Fria

O Área Fria  tem como principal objetivo trazer informações importantes para os cidadãos para que possam estar preparados para situações críticas que possam ocorrer em virtude de eventos climáticos severos e suas conseqüências em locais vulneráveis.

Pretendemos colaborar para a construção de comunidades mais seguras, incitando o desenvolvimento da percepção de risco e mobilizando os cidadãos a buscar soluções criativas e inteligentes para minimizar os problemas causados por desastres.

Entendemos que o Estado tem responsabilidade legal sobre a segurança da população e que isto resulta em uma obrigação governamental de mitigar riscos. Porém, em nenhuma hipótese podemos, como cidadãos, eximir-nos de nossa responsabilidade, pois somos e sempre seremos os primeiros responsáveis por nossa segurança e bem-estar.

Os eventos climáticos tem se intensificado muito e este fato associado a ocupação desordenada em áreas de grande risco tem trazido conseqüências gravíssimas, provocando perdas humanas, materiais e sócio-econômicas em todo território nacional.

Participe de discussões, esteja sempre atento aos acontecimentos de sua comunidade, entenda e perceba os riscos a sua volta e prepare-se para reduzir os impactos que podem ser gerados pela ocorrência de eventos adversos.

Porque Área Fria?

O nome foi escolhido por representar um local seguro, o que traduz a intenção e o objetivo do site, que é colaborar para construção de comunidades mais seguras.

Imagem: GVBS GERAR – Módulo 3

Conforme podemos visualizar na imagem ao lado, quando é instalado o SCO (Sistema de Comando em Operações) o local do evento é isolado em três áreas distintas, sendo que a Área Quente é o epicentro do acontecimento, tem acesso controlado e restrito às equipes que estão trabalhando no local.

A Área Morna está fora do perímetro atingido pelo evento, porém não é considerada completamente segura e o acesso é controlado.

A Área Fria é o local tido como seguro e é onde são instalados o Posto de Comando, a Área de Espera e outros itens da estrutura própria do SCO.

© 2014 Àrea Fria | Desenvolvido por Virtuell Sites e Lojas Virtuais