O Comando de Policiamento Militar Ambiental de Santa Catarina, através do Batalhão de Ajuda Humanitária promoveu mais um exercício simulado de atendimento a desastres. O exercício foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro na cidade de Rio do Sul.
O simulado tem o objetivo de treinar a aplicação de técnicas utilizadas em campo durante a ocorrência de desastres, bem como a organização do evento com a participação de outras agências através do Sistema de Comando em Operações. foram dois dias de intenso treinamento com integrantes da Polícia Militar de várias regiões do estado, bem como integrantes de equipes voluntárias, defesa civil, guarda municipal entre outras.
A exemplo de outros exercícios realizados anteriormente, o simulado foi iniciado com uma palestra intitulada Comportamentos de Autoproteção em Desastres, a qual tem objetivo de preparar os participantes para uma atuação segura e livre de incidentes nas atividades de campo. Em seguida as equipes se dirigem para diferentes missões divididas em oficinas, entre as quais estavam a transposição de rios, uso de embarcações, utilização de carros 4×4, resgate em desligamentos, transposição de áreas atingidas por corrida de massa, entre outras.
Com um resultado bastante satisfatório, o evento treinou mais de uma centena de pessoas e promoveu uma grande integração entre diversas entidades envolvidas em operações de resposta a desastres.