Um terremoto com magnitude de 8,3 graus (serviço geológico dos Estados Unidos – USGS) na escala Richter atingiu no início da noite de hoje a região norte de Santiago, no Chile. Foi declarado alerta de Tsunami e as autoridades determinaram a evacuação das áreas costeiras.
Segundo informações já divulgadas na imprensa oficial o jornal “El Mercurio” informou por volta das 21h20 que o prefeito da cidade de Illapel relatou a morte de uma pessoa e vários feridos. O Alerta de Tsunami foi declarado também pelo país vizinho, Peru, e o centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou oficialmente que ondas de até 3 metros podem chegar até a costa da Polinésia Francesa.
Os reflexos do terremoto foram sentidos até mesmo em alguns locais do Brasil, como é o caso da cidade de São Paulo/SP.
“Estamos em uma fase de coletar informação, as pessoas estão assustadas, mas esperamos que as coisas voltem à normalidade”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Marcos Barraza, a jornalistas.
De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile, o sismo foi sentido às 19h54, com epicentro localizado 36 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 11 quilômetros de profundidade. O epicentro do tremor fica no mar, a 243 km de Santiago e a pouco mais de 10 km da costa.
Estamos todos com os pensamentos voltados para os nossos irmãos chilenos e desejamos que todos estejam bem!